Pular para o conteúdo

Solicitação de Análises

Para solicitar uma análise, o pesquisador deve acessar e preencher o Formulário de Solicitação de Análises (FSA) e aguardar o contato da equipe do Lamume para a realização do agendamento.

Faça o download do “termo de compromisso”, que deve ser assinado pelo Coordenador do Projeto ou Orientador, para anexar junto ao Formulário de Solicitação de Análises:                                Termo de Compromisso

Atenção: Antes de solicitar a análise leia as orientações de preparação de amostras abaixo e verifique se suas amostras estão em condições de serem analisadas!

A preparação das amostras é de responsabilidade do usuário!

Formulário de Solicitação de Análises:

Orientações para o preparo das amostras:

Para a realização das análises é necessário seguir algumas orientações:

– Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET)

Para a realização de análises no MET, as amostras precisam estar suportadas em grades metálicas de microscopia de 3mm de diâmetro. No caso de  nanoestruturas (nanopartículas e nanocompósitos), a grade precisa ser recoberta com polímero (formvar, pioloform, etc) e filme de carbono. Além disso, no caso de nanoestruturas poliméricas (com baixo contraste), recomenda-se o uso de um agente contrastante (acetato de uranila, etc).

No caso de amostras sólidas, estas precisam ter 3mm de diâmetro e até 150 nm de espessura na região central, após o desbaste e polimento iônico.

As amostras devem estar isentas de umidade.

– Microscopia Eletrônica de Varredura

Para a realização de análises no MEV, as amostras devem ter no máximo 10 mm de altura. O diâmetro do nosso porta amostra  é 76 mm, portanto, o tamanho das amostras não poderão passar desta dimensão.

Para as amostras não condutoras, é necessário o recobrimento metálico ou com carbono, ambos são realizados no próprio LAMUME no momento da preparação da análise.

As amostras devem estar isentas de umidade.

– Microscopia Força Atômica

Para a realização de análises no AFM, as amostras precisam ter no máximo 10mm de diâmetro e variação de relevo de 300 um. No caso de  nanoestruturas (nanopartículas e nanocompósitos), a amostra deve estar suportadas em lâminas de mica.

As amostras devem estar isentas de umidade. 

– Análise Raman

Para a realização de análises no espectrômetro Raman é suficiente que a amostras seja sólida (pós ou cristais, etc).

As amostras devem estar isentas de umidade.